LARANJINHAS

Comissários de Pista e Amigos


Direcção de prova

Compartilhe
avatar
Sansão
Admin
Admin

Dragão
Data de inscrição : 29/10/2008

Direcção de prova

Mensagem  Sansão em Qui Set 03, 2009 5:51 pm

DIRECÇÃO DE PROVA

É recomendado que o director de prova designe um director adjunto para organizar e dirigir a supervisão da pista e os serviços de intervenção. Para cada prova, um plano conjunto será estabelecido conforme as prescrições existentes, para controlar as operações. Esse plano consistirá de:

Um posto de controle de corrida ou direcção.

Tantos postos de sinalização quantos forem necessários (Laranjinhas).

Serviços médicos e de combate a incêndio, com os veículos necessários.

Medidas de segurança destinadas à protecção dos concorrentes, oficiais e público em geral.

SUPERVISÃO DA PISTA

A supervisão da pista compreenderá três áreas distintas:

A observação.

A sinalização.

A intervenção.

DIRECÇÃO DE PROVA

O posto de controle de corrida será o centro de supervisão e de direcção da prova, e deverá fornecer ao director de prova e adjunto, todas as facilidades e condições adequadas para o cumprimento de suas funções.

EQUIPAMENTOS DA DIRECÇÃO DE PROVA

A direcção de prova deverá ser equipada com os itens abaixo:

Um telefone ligado à rede pública.

Uma base de rádio para comunicação com os veículos e postos de supervisão na pista.

Um rádio comunicador ligado com os oficiais de competição que estiverem na pista.

Um microfone ligado ao sistema de som, para comunicação com os Boxes e Bancadas.

Um televisor e um gravador de vídeo ou (CCTV).

Conjunto de bandeiras de sinalização.

Placa de sinalização para os pilotos, com uma quantidade de números suficiente para identificá-los quando for necessário apresentar-lhes uma sinalização específica.

A OPERAÇÃO

Antes da partida da prova ou da abertura do circuito, será dever do director de prova ou do seu adjunto, realizar o fecho da pista, para se assegurar de que todo o sistema de supervisão esteja em pleno funcionamento.

SINALIZAÇÃO POR BANDEIRAS UTILIZADAS PELA DIRECÇÃO DE PROVA.

As bandeiras deverão ser utilizadas sempre que necessário, em conformidade com as normas e procedimentos abaixo:


Bandeira de Partida: Deverá ser quadriculada, nas cores da bandeira nacional. Deverá ser acionada num movimento brusco, de cima para baixo, autorizando a partida dos concorrentes.


Bandeira de chegada: Deverá ser quadriculada, nas cores branca e preta. Esta indicará o final da prova, e deverá ser apresentada sempre agitada, até que o último veículo cruze a linha de chegada.


Bandeira vermelha: Deverá ser apresentada fixa. Indicará que todos os pilotos devem parar de competir, diminuir a velocidade e se dirigir ao local previsto no regulamento particular ou “briefing”, ou àquele indicado pelos comissários. Ao mesmo tempo, todos os postos de sinalização deverão apresentar também esta bandeira, excepto quando se tratar de provas de karting. Poderá ser utilizada também para o fecho da pista. Enquanto estiver a ser mostrada, serão proibidas as ultrapassagens, e essa infracção será punida pelos comissários desportivos com as penalizações previstas no regulamento.


Bandeira preta e branca: Dividida na diagonal, formando um triângulo na cor branca e outro na cor preta, deverá ser apresentada imóvel, acompanhada de um número branco sobre um painel preto, correspondente ao número do veículo do piloto infractor. Indicará que o piloto está a ser advertido pela razão de conduta antidesportiva, e deverá ser mostrada apenas uma vez.


Bandeira preta: Deverá ser apresentada fixa, acompanhada de um número branco sobre um painel preto, correspondente ao número do veículo do piloto infractor. Esta indica que o piloto está sendo excluído da competição, e deverá se dirigir á “box” na volta seguinte.


Bandeira preta com círculo laranja: Deverá ser apresentada fixa, acompanhada de um número branco sobre um painel preto, correspondente ao número do veículo. Informará o piloto que seu veículo tem problemas, e que ele deve parar imediatamente, na sua box ou no parque de manutenção, quando se tratar de prova de kart. A bandeira e a placa devem ser mostradas também para a “box”, de modo que a equipa do piloto possa tomar as devidas providências.

A decisão de apresentar as bandeiras vermelha,preta,preta e branca, será tomada pelo director de prova, em conjunto com os comissários desportivos. Todavia, dependendo da urgência, a decisão poderá ser tomada apenas pelo director de prova.


_________________
Sansão aka 500KG
"...para ser Laranjinha não é preciso muito...apenas paixão pelo desporto motorizado, espírito de equipa, sacrifício e muita vontade de fazer a festa..."
Estamos Sempre Convosco

    Data/hora atual: Ter Ago 22, 2017 7:45 pm